Experience report of the second internship in Portuguese Language

Authors

  • Higor Lima da Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723507

Keywords:

Supervised internship, Multimodality, Literary literacy, Teacher training, BNCC

Abstract

This article reports on the experience of a supervised curricular internship in Portuguese Language and Literature II, carried out between April and August 2022, at a public school in São Paulo. The main objective was to document observations, pedagogical practices, and reflections on teacher training, in line with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology included observation of ten classes, development of multimodal and literary didactic sequences, and teaching through video classes. The results highlighted the importance of contextualized pedagogical planning, the effectiveness of strategies that integrate multiliteracies, and the need for critical approaches in teaching literature. It is concluded that the internship strengthened the intern's professional identity, highlighting the relevance of reflective practices and the articulation between academic theory and school reality.

Author Biography

Higor Lima da Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Ele é Mestre em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) (2023 - 2025), pela Universidade de São Paulo, onde foi editor da Revista Crioula e continua os estudos pelo doutorado. Ele também é licenciado em Letras (Português e Francês), pela Universidade Federal de São Paulo (2019 - 2023). Isso posto, durante a sua formação acadêmica ele fez Iniciação Científica em Estudos Comparados (subárea: Literatura Portuguesa), foi monitor em Letramento Acadêmico no Curso de Letras EFLCH/UNIFESP, participou do grupo de estudos Greimas e de intercâmbios virtuais em mais de vinte universidades chinesas, onde fez cursos em diversas áreas, o que lhe proporcionou uma base cultural sobre o país e formação docente no ensino de línguas estrangeiras. Em reconhecimento ao seu desempenho, ele recebeu da Shandong Business Institute (2022) o título de Aluno Excelente. Além disso, durante o Ensino Médio (2016 - 2018) ele foi agraciado com Honra ao Mérito e, em Guarulhos - SP conquistou o primeiro lugar no Concurso Cartaz da Paz (2013), patrocinado pelo Lions Club Internacional. Por conseguinte, o seu campo de estudo concentra-se na investigação das práticas letradas em língua espanhola, francesa, inglesa, italiana, latina e portuguesa sobre o leste, sul e sudeste asiático, considerando artes diversas, teoria da imagem, teoria da poesia e teoria da prosa. Sendo assim, os seus estudos buscam contribuir para o entendimento das dinâmicas que permeiam as interações entre "ocidentes" e "orientes", fomentando uma discussão crítica sobre as implicações dessas interações na formação de tópicas e discursos que reverberam na nossa contemporaneidade. (Texto informado pelo autor no CVLattes em 13 fev. 2025).

Published

2025-06-26

How to Cite

Lima da Silva, H. (2025). Experience report of the second internship in Portuguese Language. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 231–238. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723507

Issue

Section

Relatos de Experiência