RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SEGUNDO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Higor Lima da Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723507

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Multimodalidade, Letramento literário, Formação docente, BNCC

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de abordagem autoetnográfica sobre a experiência do estágio curricular supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II, feito entre abril e agosto de 2022, em uma escola pública de Guarulhos–SP. O objetivo central foi documentar observações, práticas pedagógicas e reflexões sobre a formação docente, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia incluiu observação de dez aulas, elaboração de sequências didáticas multimodais e literárias,
e regência por meio de videoaula. Os resultados evidenciaram a importância do planejamento pedagógico contextualizado, a eficácia
de estratégias que integram multiletramento e a necessidade de abordagens críticas no ensino de literatura. Conclui-se que o estágio fortaleceu a identidade profissional do estagiário, destacando a relevância de práticas reflexivas e da articulação entre teoria
acadêmica e realidade escolar.

Biografia do Autor

Higor Lima da Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Ele é Mestre em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) (2023 - 2025), pela Universidade de São Paulo, onde foi editor da Revista Crioula e continua os estudos pelo doutorado. Ele também é licenciado em Letras (Português e Francês), pela Universidade Federal de São Paulo (2019 - 2023). Isso posto, durante a sua formação acadêmica ele fez Iniciação Científica em Estudos Comparados (subárea: Literatura Portuguesa), foi monitor em Letramento Acadêmico no Curso de Letras EFLCH/UNIFESP, participou do grupo de estudos Greimas e de intercâmbios virtuais em mais de vinte universidades chinesas, onde fez cursos em diversas áreas, o que lhe proporcionou uma base cultural sobre o país e formação docente no ensino de línguas estrangeiras. Em reconhecimento ao seu desempenho, ele recebeu da Shandong Business Institute (2022) o título de Aluno Excelente. Além disso, durante o Ensino Médio (2016 - 2018) ele foi agraciado com Honra ao Mérito e, em Guarulhos - SP conquistou o primeiro lugar no Concurso Cartaz da Paz (2013), patrocinado pelo Lions Club Internacional. Por conseguinte, o seu campo de estudo concentra-se na investigação das práticas letradas em língua espanhola, francesa, inglesa, italiana, latina e portuguesa sobre o leste, sul e sudeste asiático, considerando artes diversas, teoria da imagem, teoria da poesia e teoria da prosa. Sendo assim, os seus estudos buscam contribuir para o entendimento das dinâmicas que permeiam as interações entre "ocidentes" e "orientes", fomentando uma discussão crítica sobre as implicações dessas interações na formação de tópicas e discursos que reverberam na nossa contemporaneidade. (Texto informado pelo autor no CVLattes em 13 fev. 2025).

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Lima da Silva, H. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SEGUNDO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 231–238. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723507

Edição

Seção

Relatos de Experiência