CENTROS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO:ENTRE OS SABERES POPULARES E A FORMAÇÃO ESCOLAR
BRIDGING POPULAR KNOWLEDGE AND FORMAL SCHOOLING
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15722235Palavras-chave:
Centro de cultura, Educação básica, Identidade, MemóriaResumo
O presente artigo traz uma reflexão crítica a respeito da importância dos centros culturais no cerne da educação básica brasileira, compreendendo esses espaços como territórios educativos e de formação cidadã. Nesse sentido, investiga-se em que medida essas instituições contribuem para a articulação entre os saberes populares e a formação escolar. Adota-se, para isso, uma metodologia de caráter qualitativo, pautada em revisão bibliográfica e em análise documental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Busca-se, através desta discussão, compreender a relevância da integração entre os centros culturais e o conhecimento escolar, avaliando de que modo esses espaços contribuem para o debate sobre cultura na escola. Espera-se que esta pesquisa contribua para que os centros de cultura sejam vistos como legítimos espaços de aprendizagem e experiências formativas integradas ao currículo escolar. O estudo conclui que a educação, na medida em que se abre à cultura em suas múltiplas manifestações, torna-se mais sensível à realidade dos sujeitos e, por conseguinte, mais apta à promoção do pertencimento e da identidade dos educandos.
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