TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DA RELIGAÇÃO DOS SABERES.
THE CHALLENGE OF RECONNECTING KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15723285Palabras clave:
Educação matemática. Religação dos saberes. Teoria da complexidade., Educação matemática, Religação dos saberesResumen
Este artigo investiga a contribuição da Teoria da Complexidade para a promoção de uma educação matemática integrada e interdisciplinar, voltada à religação dos saberes no contexto educacional. Primeiramente, fundamenta-se a Teoria da Complexidade no mundo contemporâneo, destacando como ela pode favorecer uma abordagem educacional mais dialógica e satisfatória para estudantes e professores. A discussão aborda o potencial do conhecimento complexo para ressignificar práticas e superar os desafios do ensino fragmentado da Matemática, tradicionalmente tratado de forma isolada de outros saberes. A problemática central está em explorar maneiras de superar essa fragmentação, promovendo uma abordagem interdisciplinar que conecte a Matemática a diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem mais integrada e significativa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, voltada a compreender as diversas nuances teóricas sobre o tema. Os resultados evidenciam a relevância da Teoria da Complexidade na superação dos desafios do ensino tradicional, proporcionando aos docentes alternativas para tornar o ensino de Matemática mais atraente e significativo por meio de uma visão integradora e conectada. Assim, a complexidade do conhecimento revela-se tanto um desafio quanto uma oportunidade para uma educação que promova a religação dos saberes, beneficiando a aprendizagem dos estudantes e contribuindo para práticas docentes mais enriquecedoras.
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Derechos de autor 2025 Maria Jordelma Rodrigues Nascimento, Zenaide Dias Teixeira, Jorge Manoel Adão, Sônia Bessa

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