TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DA RELIGAÇÃO DOS SABERES.

THE CHALLENGE OF RECONNECTING KNOWLEDGE

Autores/as

  • Maria Jordelma Rodrigues Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Valparaiso-GO https://orcid.org/0009-0002-5432-4652
  • Zenaide Dias Teixeira Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0000-0002-6103-5923
  • Jorge Manoel Adão Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Sônia Bessa Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723285

Palabras clave:

Educação matemática. Religação dos saberes. Teoria da complexidade., Educação matemática, Religação dos saberes

Resumen

Este artigo investiga a contribuição da Teoria da Complexidade para a promoção de uma educação matemática integrada e interdisciplinar, voltada à religação dos saberes no contexto educacional. Primeiramente, fundamenta-se a Teoria da Complexidade no mundo contemporâneo, destacando como ela pode favorecer uma abordagem educacional mais dialógica e satisfatória para estudantes e professores. A discussão aborda o potencial do conhecimento complexo para ressignificar práticas e superar os desafios do ensino fragmentado da Matemática, tradicionalmente tratado de forma isolada de outros saberes. A problemática central está em explorar maneiras de superar essa fragmentação, promovendo uma abordagem interdisciplinar que conecte a Matemática a diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem mais integrada e significativa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, voltada a compreender as diversas nuances teóricas sobre o tema. Os resultados evidenciam a relevância da Teoria da Complexidade na superação dos desafios do ensino tradicional, proporcionando aos docentes alternativas para tornar o ensino de Matemática mais atraente e significativo por meio de uma visão integradora e conectada. Assim, a complexidade do conhecimento revela-se tanto um desafio quanto uma oportunidade para uma educação que promova a religação dos saberes, beneficiando a aprendizagem dos estudantes e contribuindo para práticas docentes mais enriquecedoras.

 

Biografía del autor/a

Zenaide Dias Teixeira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília em Sociolinguística Educacional. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Docente do Ensino Superior desde 2006 e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2010. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC (CNPq); do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar
em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento; e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG – Unidade Universitária de Luziânia.
E-mail: zenaide.teixeira@ueg.br

Jorge Manoel Adão, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doutor em Tecnologias Contemporâneas e Desenvolvimento Cognitivo - PACC/UFRJ (2014). Doutorado em Educação – UFRGS (2007). Mestrado em Educação - UFRGS (2002). Bacharel em Teologia - ESTEF/RS (1990). Licenciado e Bacharel em Filosofia – PUC/RS (1996). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq. Professor da Universidade Estadual de Goiás UEG –de Luziânia. Atualmente,
leciona nos cursos de Pedagogia e Administração; atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias –
PPGET – UEG, como Professor e Orientador.
E-mail: Jorge.adao@ueg.br

Sônia Bessa , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Docente do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) vinculada ao programa de Pós-graduação em Gestão, Educação e Tecnologias PPGGET. Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Líder do LIMA/UEG/CNPq.

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Rodrigues Nascimento, M. J., Dias Teixeira, Z., Adão, J. M., & Sônia Bessa. (2025). TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DA RELIGAÇÃO DOS SABERES.: THE CHALLENGE OF RECONNECTING KNOWLEDGE. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 155–166. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723285

Número

Sección

Artigos