A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15722068%20

Palabras clave:

Ambiente escolar, Desenvolvimento de habilidades, Educação, Formação de valores, Liderança

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o papel da escola como espaço formativo para o desenvolvimento de competências de liderança entre crianças e adolescentes, considerando as demandas contemporâneas da sociedade. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, com base em obras de autores da área da Educação, Psicologia e Liderança. Discutem-se aspectos fundamentais para a formação de líderes, como a inteligência emocional, a capacidade de motivar equipes e a construção de relações interpessoais saudáveis. Argumenta-se que a presença de professores engajados e de um ambiente educacional inspirador são fatores-chave para o fortalecimento de uma liderança ética, empática e responsável. Os resultados da análise indicam que a escola tem papel estratégico na promoção de valores e habilidades que transcendem o desempenho acadêmico, preparando os estudantes para enfrentar desafios sociais, profissionais e coletivos. Conclui-se que investir na formação de lideranças positivas desde a infância e adolescência é essencial para o fortalecimento da democracia, da justiça social e do desenvolvimento humano.

Biografía del autor/a

Richardison Da Costa, Instituto Bauman, Toluca - Estado de México.

Professor convidado do Instituto Bauman, México. Doutorando em Educação pela Universidad de España y México – Toluca, México. Mestre em Educação pela mesma instituição. Também é mestre em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Posgrado en Psicoterapia Cognitivo Conductual – Toluca, México. Graduado em Psicologia pela Universidade Anhanguera de Jundiaí – São Paulo, Brasil, e em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – São Paulo, Brasil. Possui capacitação em Prevenção de Problemas Relacionados ao Uso de Drogas pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil. É membro da ALAMOC – Asociación Latinoamericana de Análisis, Modificación del Comportamiento y Terapia Cognitivo Conductual.

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Morelos González, M. C. G., & Da Costa, R. (2025). A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 21–35. https://doi.org/10.5281/zenodo.15722068

Número

Sección

Artigos