GOIÁS COMO PROTAGONISTA: INOVAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723370

Palabras clave:

Educação em Goiás, Gestão educacional, Gestão por resultado, Inovação educacional

Resumen

O presente estudo examina as transformações na gestão educacional brasileira contemporânea, com ênfase no Estado de Goiás, destacando os desafios e as inovações decorrentes da implementação de políticas orientadas por resultados. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se na análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais. O objetivo central é analisar as políticas públicas implementadas na gestão educacional que promovem resultados eficientes e favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes no estado de Goiás. O estudo também investiga os impactos dessas políticas nas desigualdades educacionais, com atenção às iniciativas voltadas para a inclusão digital e o ensino em tempo integral. Conclui-se que a gestão por resultados tem gerado avanços significativos em eficiência, comprovada em indicadores educacionais, como o IDEB. Esses progressos ressaltam a importância de adotar estratégias que valorizem as inovações tecnológicas, a diversidade cultural, a equidade e o desenvolvimento crítico dos alunos.

Biografía del autor/a

Maria Zilda Vaz, Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC-GO)

Mestranda no Programa de Pós-graudação em Gestão, Educação e Tecnologias/PPGET –Universidade Estadual de Goiás.
Especialista em Educação Inclusiva e Orientação Educacional;
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)
(2005);
Atualmente trabalho como Analista de Políticas de Assistência
Social – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás e docente, – Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Socioeducação.

Paula Cristina de Oliveira Ferreira Corrêa, Secretaria Municipal de Educação da cidade de Formosa -GO.

Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdades Integradas IESGO em Formosa-GO. Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET-UEG). Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Formosa -GO.

Roberto Oliveira Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Roberto Oliveira é Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET/UEG). É coordenador do Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES/UEG). Seus interesses de pesquisa incluem aspectos humanos e sociais e tecnologias computacionais aplicadas

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Vaz, M. Z. ., Paula Cristina de Oliveira Ferreira Corrêa, & Oliveira, R. O. (2025). GOIÁS COMO PROTAGONISTA: INOVAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 185–200. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723370

Número

Sección

Artigos