EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Autores/as

  • Débora Cristina de Souza Alexandre CEPI Alfredo Nasser, Morrinhos – GO

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7841213

Palabras clave:

Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Ensino a Distância

Resumen

Em tempos de pandemia e com o advento do Ensino a Distância ou remoto decorrente das restrições impostas ao enfrentamento da doença, foi necessário que os professores adaptassem seus métodos e ferramentas de transmissão de conhecimento e apoio ao aprendizado, de modo a oferecer aos seus alunos acesso a atividades educativas a fim de minimizar a falta de contato diário típico do ensino presencial. Este artigo tem como objetivo descrever como o processo ensino-aprendizagem, foi afetado pela introdução do Ensino a Distância para alunos com necessidades especiais, detalhando a importância do uso da Tecnologias Assistivas (TA) neste período histórico para a Educação Brasileira, enumerando as diferentes ferramentas de aprendizagem e seus usos em cotidiano da comunidade escolar; elencar argumentos a favor do uso de TA no processo educacional de alunos com deficiência; identificar aspectos que facilitam ou dificultam o processo de aprendizagem de alunos especiais; evidenciando o uso das TA como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Na pesquisa, foram identificadas diversas dificuldades enfrentadas pelos alunos em suas residências: falta de equipamentos, rotina de estudos inadequada, falta de espaço reservado para horas de estudo e ausência de tutor ou familiar comprometido e capacitado para dar suporte a Educação Especial. A conclusão e que o Ensino a Distância ou remoto decorrente das restrições impostas pela pandemia trouxe grandes prejuízos para a Educação Especial nos anos de 2020 e 2021, o que foi minimizado, em grande parte, por iniciativas individuais de aplicação de TA no âmbito do Ensino a Distância.

Publicado

2022-09-06

Cómo citar

Alexandre, D. C. de S. (2022). EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. Revista Educação Em Contexto, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7841213

Número

Sección

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