EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS

Autores/as

  • Luiz Mário Lopes Cardoso Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Neta Bento
  • Matias Noll Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
  • Heloisa Carneiro de Souza Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres
  • Luciana Santos da Rosa Instituto Federal Goianao - Câmpus Ceres
  • Emmanuela Ferreira de Lima Instituto Federal da Paraíba - Câmpus Princesa Isabel

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10201003

Palabras clave:

Ensino médio integrado, Práticas educativas, Educação profissional e tecnológica, Integração curricular, Formação integral

Resumen

O objetivo deste artigo é verificar a importância das práticas pedagógicas integradoras associadas ao Ensino Médio Integrado, tendo como ênfase a educação profissional e a formação integral. Este artigo é o produto de uma pesquisa bibliográfica, com investigação da literatura, mediante revisão, com consulta na Revista Brasileira de Educação, livros, Google Acadêmico e Revista Holos. Os termos de busca utilizados foram Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Pedagógicas Integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integrado e formação integral. Como resultado, tem-se que as práticas no Ensino Médio Integrado, alicerçadas pelo currículo integrado e pela pedagogia histórico-crítica, contribuem na formação emancipadora do estudante. Nesse sentido, estas práticas fortalecem o fazer pedagógico e integrado ao projeto social e político da escola. Assim sendo, conclui-se que, com a implementação destas práticas no Ensino Médio Integrado, pode-se chegar à tão esperada formação integral.

Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Cardoso, L. M. L., Noll, M., Souza, H. C. de, Rosa, L. S. da, & Lima, E. F. de . (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS. Revista Educação Em Contexto, 2(2), 25–39. https://doi.org/10.5281/zenodo.10201003

Número

Sección

Artigos