A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: REALIDADE OU UTOPIA?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014530Resumo
Muito tem se discutido sobre a gestão democrática no contexto escolar e, após anos de lutas, a Constituição Federal de 1988 homologou o que há tempos era esperado, a implantação de leis para instituir uma educação de qualidade para todos os cidadãos, com igualdade de condições e permanência para toda a população e a oportunidade da participação da comunidade no ambiente escolar nas tomadas de decisões. Este artigo propõe uma análise das principais leis federais a respeito da educação e da democratização do ensino. A princípio é abordado a Constituição Federal de 1988, a primeira a garantir igualdade entre todos os cidadãos e em sequência como foi garantido esse direito na educação através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB. Com a efetivação das leis e a garantia a todos das mesmas oportunidades, o artigo pretende evidenciar se realmente o Estado tem promovido a igualdade na sociedade, garantindo uma educação de qualidade ou há uma falsa ideia de que tudo tem sido feito como se prevê nas principais legislações educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flaviane Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.