O PROCESSO DE CRIAÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA
AN APPROACH BASED ON GENETIC CRITICISM
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15722162Palabras clave:
Produção textual, Crítica Genética, Refacção, Ensino de escrita, Revisão textualResumen
Diante dos desafios enfrentados no ensino da produção textual, especialmente pela ênfase no produto em detrimento do processo de escrita, este artigo propõe investigar o percurso criativo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Crítica Genética. A pesquisa analisou os manuscritos produzidos
pelos estudantes ao longo de diferentes etapas da produção escrita, incluindo rascunho ou primeiro esboço, revisões e reescritas, visando evidenciar os mecanismos construtivos que caracterizam o fazer textual. A análise concentrou-se nas rasuras, reorganizações estruturais e progressões temáticas, observadas à luz dos conceitos de texto móvel, memória da escritura, escritor-scriptor e autor-leitor. Os resultados apontam que a inserção da reescrita como prática pedagógica possibilita ao aluno assumir um papel ativo na construção de seu texto, ampliando sua consciência sobre o processo de escrita e favorecendo o desenvolvimento da autoria e da competência discursiva. A reescrita, portanto, revela-se não apenas como um exercício de correção, mas como um gesto de criação.
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Derechos de autor 2025 Lilian Rodrigues de Souza Oliveira

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