O PROCESSO DE CRIAÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA

AN APPROACH BASED ON GENETIC CRITICISM

Autores

  • Lilian Rodrigues de Souza Oliveira CEPI Prof. Sebastião França -Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15722162

Palavras-chave:

Produção textual, Crítica Genética, Refacção, Ensino de escrita, Revisão textual

Resumo

Diante dos desafios enfrentados no ensino da produção textual, especialmente pela ênfase no produto em detrimento do processo de escrita, este artigo propõe investigar o percurso criativo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Crítica Genética. A pesquisa analisou os manuscritos produzidos
pelos estudantes ao longo de diferentes etapas da produção escrita, incluindo rascunho ou primeiro esboço, revisões e reescritas, visando evidenciar os mecanismos construtivos que caracterizam o fazer textual. A análise concentrou-se nas rasuras, reorganizações estruturais e progressões temáticas, observadas à luz dos conceitos de texto móvel, memória da escritura, escritor-scriptor e autor-leitor. Os resultados apontam que a inserção da reescrita como prática pedagógica possibilita ao aluno assumir um papel ativo na construção de seu texto, ampliando sua consciência sobre o processo de escrita e favorecendo o desenvolvimento da autoria e da competência discursiva. A reescrita, portanto, revela-se não apenas como um exercício de correção, mas como um gesto de criação.

Biografia do Autor

Lilian Rodrigues de Souza Oliveira, CEPI Prof. Sebastião França -Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO)

Doutora e Mestra em Letras e Linguística, na área de Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UEG). É docente efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás.

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Publicado

26-06-2025

Como Citar

Rodrigues de Souza Oliveira, L. (2025). O PROCESSO DE CRIAÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA: AN APPROACH BASED ON GENETIC CRITICISM. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 37–54. https://doi.org/10.5281/zenodo.15722162

Edição

Seção

Artigos