O ESPAÇO PÚBLICO COMO AMBIENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Public space as an environment for teacing geography
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14188085Palavras-chave:
Cidadania, Direito à cidade, Analfabetismo geográfico, Ensino por conceitosResumo
O presente trabalho faz um relato de experiência sobre um percurso didático de Geografia, realizado com estudantes do Ensino Médio e que utilizou das potencialidades do trabalho de campo para abordar a desigualdade de acesso e de uso dos espaços públicos do bairro do colégio campo da pesquisa, localizado no município de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa entre pesquisador e professor e que serviu como um dos procedimentos de uma dissertação de mestrado. O relato fundamenta-se na relação entre democracia, cidadania e educação, bem como no compromisso de ensinar a cidade com o intuito de favorecer a construção de um pensamento crítico e propositivo da realidade, fundamentado no pensamento geográfico, perspectiva sócio construtivista, segundo a qual o pensamento é formado pelo domínio dos conceitos inerentes a uma disciplina escolar. O espaço público é a dimensão de cidade ensinada, visitada e analisada no processo de ensino aprendizado. Conclui-se que tal encaminhamento didático permitiu aos estudantes acionar os conhecimentos aprendidos para produzir sínteses críticas e propositivas a respeito da cidade, bem como das nuances geográficas que a compõe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wellington Gabriel de Borba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.