CARACTERIZAÇÃO DAS ABORDAGENS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15723201Palavras-chave:
Ensino fundamental, Livro didatico, Educação Alimentar, NutriçãoResumo
Caracterizar as abordagens de alimentação e nutrição, e a sua presença com a intenção de promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos livros didáticos adotados nos anos iniciais do ensino fundamental em Salvador/Bahia. Metodologia: Trata-se de uma análise descritiva da presença, no caderno do professor, de conteúdos de alimentação, alimentos, nutrição e nutrientes. Foram analisados livros didáticos pertencentes à coleção Nossa Rede, adotados nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Salvador/Bahia. A produção dos dados foi realizada a partir de um instrumento inspirado no proposto por Nobre e colaboradores, com adequações quanto à ampliação do número de categorias e ajustes quanto às seções. A finalidade do instrumento é verificar “se” e “como” nutrição, nutrientes, alimentação e alimentos ou EAN se apresentam nos livros didáticos. A análise dos dados foi realizada via estatística descritiva conforme a disciplina escolar, série escolar, categorias e tipo de atividade. Resultados: Os conteúdos relativos à alimentação e nutrição (25,92%) estão presentes nos livros didáticos, mas sem intenção evidente de EAN. Os conteúdos abordados variaram conforme ano escolar e disciplina. As categorias: 1 (conteúdo/ilustrações de alimentos sem relação com o conteúdo abordado), 5 (práticas/hábitos alimentares, comportamentos/aspectos relativos à cultura alimentar), 4 (produção, cultivo,
comércio e/ou aquisição de alimentos), 20 (a comida em linguagem figurada) e 3 (alimentação e história) foram as mais prevalentes. Conclusão: Observa-se que os livros didáticos avaliados apresentam conteúdos relativos à alimentação e nutrição, mas poucos tiveram o intuito de trabalhar com a intenção de EAN.
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