PERCEPÇÕES DE JOVENS E ADULTOS SURDOS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15723312Palavras-chave:
Bilinguismo surdo. Educação bilíngue de surdos. Libras. Protagonismo surdo., bilinguismo surdoResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou como o ensino da Libras está sendo desenvolvido nas escolas bilíngues e o quanto de conhecimento as pessoas surdas possuem sobre ela. Neste estudo serão apresentados os resultados referentes ao eixo que refletiu sobre as percepções de jovens e adultos surdos acerca da condição de ser bilíngue e da educação bilíngue. Ele está embasado em concepções de aquisição e desenvolvimento da língua/linguagem por meio das relações sociais humanas. Seguimos também a premissa que o aprendizado de uma segunda língua se apoia no conhecimento que a pessoa detém de sua língua materna. Os dados aqui apresentados foram coletados por meio de entrevistas individuais e coletivas com pessoas surdas, em que foi possível constatar que a Libras cumpre o seu papel como L1, favorecendo o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social, emocional e comunicativo das pessoas surdas, porém, os entrevistados relatam que não foram expostos ao ensino da sua organização linguística. Este fato influencia na aprendizagem da Língua Portuguesa como L2. Apontamos uma reflexão sobre a necessidade de iniciar o ensino dos aspectos linguísticos da Libras, levando os alunos a conhecê-la plenamente, para que ela seja um aporte para o aprendizado da Língua Portuguesa e consigam transitar entre as duas línguas.Downloads
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