AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO ENTRE ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014319Palavras-chave:
Áreas de Conhecimento., Componentes curriculares., Interdisciplinaridade., Objetos de Conhecimento., Planejamento Coletivo-Colaborativo.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de planejamento integrado entre as diferentes áreas do conhecimento como propõe a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Documento Curricular para Goiás etapa Ensino Médio – DC-GOEM, bem como divulgar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar. Por meio de reuniões periódicas, um grupo de professores estabeleceu parâmetros necessários ao bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da temática apresentada. Foi realizado um Planejamento Integrado para turmas de 1.ª série de ensino médio, em que os componentes curriculares de diferentes áreas de conhecimento puderam passar por um olhar articulado. Além disso, foi realizada uma Visita Planejada no sentido de viabilizar uma atividade de pesquisa desenvolvida por estudantes. Diferentes recursos foram utilizados, incluindo o uso da lousa e pincel, o uso de TDICs, livro didático, metodologias ativas entre outros. As informações e os dados da pesquisa foram gerados por meio do uso de formulário Google e escala Likert, cujos resultados apontaram para 87% de concordância, demonstrando o êxito da proposta e das estratégias planejadas pelos professores.
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