TEORIAS DA CRIATIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Eleandro Adir Philippsen Colégio Estadual Dr. José Balduino de Souza Décio, Formosa - Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8014576

Palavras-chave:

Fenomenologia., Formação Permanente de Professores., Metodologias Ativas., Projetos Pedagógicos de Curso., Recursos de TDICs.

Resumo

A educação brasileira tem passado por mudanças e faz-se necessário a realização de pesquisas que investiguem os principais aspectos da Formação de Professores para o século XXI. Essas formações, precisam incluir professores capazes de lidar com recursos que explorem diferentes competências, habilidades, resolução de problemas, criatividade e inovação. Para tanto, as demandas de
uma educação inovadora e criativa, requer que seus partícipes valorizem e mobilizem processos criativos. Este ensaio, procura abrir caminho para realização de pesquisas sobre as Teorias da Criatividade, Fenomenologia e a Formação de Professores. O texto serve de subsídio teórico-metodológico para o desenvolvimento de argumentos em favor de uma reorientação do processo de Formação
de Professores em todas as suas instâncias, visto que as pesquisas nessa área têm sido incipientes ou raramente abordam essa perspectiva. Oferecer condições adequadas, no âmbito dos cursos de Formação, para o exercício do processo criativo, significa ampliar as possibilidades em função da existência de professores capazes de enfrentar os desafios do século XXI em busca da resolução de problemas educacionais com autonomia e respeito à alteridade.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Philippsen, E. A. (2023). TEORIAS DA CRIATIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Educação Em Contexto, 2(1), 167–179. https://doi.org/10.5281/zenodo.8014576

Edição

Seção

Ensaios

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