SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ARTES: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Flipped classroom in arts: strategies and impacts on the teaching-learning process

Autores/as

  • Deuzilene Machado Rocha Leal Secretaria de Estado da Educação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14188013

Palabras clave:

Ensino de artes., Metodologias ativas., Sala de aula invertida.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação da metodologia da sala de aula invertida no ensino de artes, investigando suas estratégias e impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, com destaque para autores que tratam das metodologias ativas, como Rodrigues (2023), Bacich e Moran (2017), Bergmann e Sams (2016) e Freire (2002). O estudo discute a relevância da sala de aula invertida no desenvolvimento da autonomia, criatividade e protagonismo dos estudantes, bem como os desafios enfrentados para sua implementação, especialmente no contexto brasileiro, marcado por desigualdades no acesso a recursos tecnológicos. Os resultados indicam que a sala de aula invertida contribui para um aprendizado mais dinâmico e interativo, ao deslocar o foco da exposição teórica para a prática artística em sala de aula. Contudo, a aplicação dessa metodologia requer adaptação às condições materiais dos estudantes, além de uma formação continuada dos professores para lidar com as novas demandas pedagógicas. Embora a sala de aula invertida seja uma estratégia promissora, sua adoção plena no ensino de artes depende de suporte institucional, acesso equitativo à tecnologia e adequação às realidades socioeconômicas dos estudantes.

Biografía del autor/a

Deuzilene Machado Rocha Leal, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Mestra em Artes pelo Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (IFG-APA), possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica - Arte Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2002) e graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente, é professora de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Santa Efigênia e no Colégio da Polícia Militar de Goiás Nivo das Neves. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais. 

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Leal, D. M. R. (2024). SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ARTES: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Flipped classroom in arts: strategies and impacts on the teaching-learning process. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 147–160. https://doi.org/10.5281/zenodo.14188013

Número

Sección

Artigos