AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDA EAD NO BRASIL ATRAVÉS DOS INDICADORES DO MEC
EVALUATION OF THE QUALITY OF DISTANCE LEARNING PEDAGOGY COURSES IN BRAZIL USING MEC INDICATORS.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17724697Palavras-chave:
CURSO DE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIAResumo
Objetivou analisar a qualidade dos cursos de Pedagogia EaD através dos indicadores estabelecidos pelo MEC. Trata-se de um estudo quantitativo de base documental, realizado no E-Mec, entre abril e maio de 2022. Variáveis: início do funcionamento do curso; categoria administrativa da instituição de ensino; número de vagas autorizadas; conceito preliminar do curso, nota do ENADE, conceito de curso, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado e localização geográfica do curso. A Pedagogia no Brasil, representa o maior curso em quantidade de alunos nesta modalidade, implantados em 536 instituições. Administração: públicas estaduais, federais, municipais, com e sem fins lucrativos, dentre os estados brasileiros, com total de vagas autorizadas de 776.005. A região Sudeste aloca 40% das instituições seguido da Nordeste 20,29%. Os cursos de pedagogia EaD no Brasil, apresentam-se em conformidade para funcionamento, mais em questão do fator qualidade, eles ficam aquém, proporcionado um processo formativo insatisfatório e ineficiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Iel Marciano de Moraes Filho, André Luiz Araújo Cunha , Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.
