APRENDENDO INGLÊS COM PROMPTS: UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA NO CONTEXTO DO TURISMO EM GOIÁS

Autores

  • Karyelly Guimarães Moreira Colégio Estadual Vicente José Valente-Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) https://orcid.org/0000-0003-3769-1303
  • Rafael Rodrigues Feitosa Instituto Federal Goiano (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723553

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino de Inglês. Prompts. Turismo em Goiás.

Resumo

Este trabalho discute a utilização de prompts baseados em Inteligência Artificial (IA) como ferramenta pedagógica para o ensino de língua inglesa, considerando o turismo em Goiás como abordagem temática. Partindo da relevância crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e do uso da IA na educação, o estudo explora estratégias para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (compreensão oral, produção oral, leitura e escrita). Fundamentado em teóricos como Kurzweil (2013), Lightbown e Spada (2006), Brown (2007) e Harmer (2007), o trabalho destaca a importância de metodologias ativas e contextualizadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa qualitativa foi conduzida por uma professora de inglês da rede estadual de Goiás (SEDUC-GO) e um professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com base em leituras acadêmicas, experimentações práticas e reflexões sobre o uso de prompts em contextos educacionais. Os resultados sugerem que o uso de IA, especialmente por meio de prompts bem estruturados, pode potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas, promover maior engajamento dos estudantes e contribuir para uma prática pedagógica mais dinâmica e personalizada.

 

Biografia do Autor

Karyelly Guimarães Moreira, Colégio Estadual Vicente José Valente-Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO)

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Anápolis, com complementação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Maximus. É especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi - Centro de Ensino Leonardo da Vinci, e em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Letras - Português e Inglês pela UEG (2018), é integrante do Grupo de Estudos em Perspectivas Críticas na Educação Linguística, Letramentos e Discursos (INTEGRA/UEG). Possui experiência docente que abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Atualmente, é professora efetiva da SEDUC-GO. 

Rafael Rodrigues Feitosa, Instituto Federal Goiano (IFG)

Licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas, possui experiência na área de ensino de Língua Portuguesa, com destaque para a literatura e a gramática, assim como no ensino e na comunicação da Língua Inglesa. No ramo da ficção, participou, como coautor, das obras "Poesias Reunidas" (2022) e "Poesias da Minha Vida" (2021), das antologias "Pássaro Sonhador" (2022), "200 Poetas e Poetisas" (2021) e "Cartas Entre Escritores" (2018), e como comentarista convidado das obras "Abundante" (2020) e "Versos de um beija-flor apaixonado" (2024), de Léo Otaciano. Além disso, cooperou na escrita e publicação de artigos científicos em capítulo de livro e revista. Atualmente, trabalha como professor efetivo, na área de Linguagens, no Instituto Federal Goiano - Campus Posse.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Guimarães Moreira, K., & Rodrigues Feitosa, R. . (2025). APRENDENDO INGLÊS COM PROMPTS: UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA NO CONTEXTO DO TURISMO EM GOIÁS. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 257–266. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723553

Edição

Seção

Relatos de Experiência